O roteiro apresentado pelo à descoberta do Porto passará pela Alfandega, Igreja de São Francisco, Palácio da Bolsa, Mercado Ferreira Borges, Estação de São Bento, Sé do Porto, Teatro Nacional São João, Mercado do Bolhão, Câmara d Porto, Torre dos Clérigos, Papelaria Lello terminando em grande no Palácio de Cristal.
________________________________________________________________________
- Alfandega
O edifício foi mandado edificar a 25 de Setembro de 1859, na praia de Miragaia, segundo o projecto do arquiteto francês Jean F. G. Colson, tendo o seu primeiro núcleo sido inaugurado em 1869 e terminada a construção dez anos mais tarde. Foi alvo de remodelação posterior pelo arquitecto Eduardo Souto Moura (que executou obras para a instalação do recém-nascido Museu dos Transportes e Comunicações).
O conceito do edifício compreende não apenas as infra-estruturas para a entrada e saída de mercadorias, mas também diversas estruturas de apoio tais como armazéns, vias-férreas, plataformas giratórias que facilitassem o movimento dos vagões e guindastes.
________________________________________________________________________
- Igreja de São Francisco
A Igreja de São Francisco é a única de arquitectura gótica na cidade do Porto, tendo sido edificada em 1383 e acabada em 1410. No século XVII e século XVIII, contrastando com a austeridade das linhas góticas exteriores, a igreja foi exuberantemente decorada interiormente por talha barroca dourada. Em seguimento à extinção das Ordens religiosas, a igreja serviu de armazém da Alfândega até 1839, tendo depois sido devolvida à Venerável Ordem Terceira de São Francisco.
A igreja está classificada pelo IPPAR como Monumento Nacional desde 1910.
________________________________________________________________________
- Palácio da Bolsa (http://www.palaciodabolsa.pt/)
O Palácio da Bolsa, ou Palácio da Associação Comercial do Porto, na cidade do Porto, começou a ser construído em Outubro de 1842. Com uma mistura de estilos arquitectónicos o edifício apresenta em todo o seu esplendor, traços do neoclássico oitocentista, arquitectura toscana, assim como o neopaladiano inglês
Sede da Associação Comercial do Porto, serve agora para os mais diversos eventos culturais, sociais e políticos da cidade
________________________________________________________________________
- Mercado Ferreira Borges
O Mercado Ferreira Borges é um edifício histórico da cidade do Porto, construído em 1885 para substituir o já velho Mercado da Ribeira. Situado em frente ao Jardim do Infante, funciona hoje como edifício para exposições e feiras de âmbito cultural (Hard Club).
________________________________________________________________________
- Estação de São Bento
A Estação de São Bento é uma estação ferroviária edificada no princípio do século XX no preciso local onde existiu o Convento de São Bento de Avé-Maria, que datava do século XVI. Localizada na Praça de Almeida Garrett, na cidade do Porto, a estação ferroviária foi inaugurada em 1916, apesar do primeiro comboio ter chegado àquele local no dia 7 de Novembro de 1896.
O edifício - um dos mais notáveis empreendimentos artísticos que marcou o início do século XX - é do arquitecto Marques da Silva e o seu átrio está revestido com vinte mil azulejos historiados do pintor Jorge Colaço.
________________________________________________________________________
- Sé do Porto
A Catedral (Sé) da cidade do Porto, situa-se no coração do centro histórico desta mesma cidade, no monte da Penaventosa. É um edifício de origem Românica cuja construção data do início da primeira metade do século XII, que se prolongou até ao princípio do século XIII. Este edifício sofreu muitas alterações ao longo dos séculos, sendo constituído por elementos do românico, rococó e do gótico.
A Sé Catedral do Porto está construída em cruz latina e tem três naves com abóbadas em ogiva. Nas alas laterais do edifício encontram-se as capelas do Santíssimo Sacramento, de S. João Evangelista, de S. Pedro e de S. Vicente. Pode ainda encontrar-se, anexado ao edifício, o túmulo de João Gordo, cavaleiro da Ordem de S. João de Malta e almoxarife de D. Dinis.
________________________________________________________________________
- Teatro Nacional São João (http://www.tnsj.pt)
O Teatro Nacional São João (TNSJ) localiza-se na Praça da Batalha, no centro histórico da cidade do Porto. Denominado originalmente como Real Teatro de São João, a sua primitiva edificação data de 1794 por determinação de Francisco de Almada e Mendonça. Foi inaugurado com a comédia "A Vivandeira" a 13 de Maio de 1798.
Em 11 de Abril de 1908 um violento incêndio destruiu completamente o edifício.
Sem se conformar com a perda, foi constituída uma comissão para a reconstrução do edifício, que teve início em 1911, com projecto de Marques da Silva. Foi inaugurado a 7 de Março de 1920 e, em 1992, foi adquirido pelo Estado português (ver: http://tnsjemmovimento.blogspot.com/).
________________________________________________________________________
- Mercado do Bolhão
O Mercado do Bolhão situa-se na freguesia de Santo Ildefonso, constituindo um dos mercados mais emblemáticos da cidade do Porto, em Portugal, homologado como imóvel de interesse público em 22 de Fevereiro de 2006. Os vendedores no mercado distribuem-se por dois pisos. Existem quatro entradas principais a diferentes cotas: a entrada sul dá acesso ao piso térreo, as entradas laterais a um patamar intermédio de escadas que ligam ambos os pisos, e finalmente, a entrada pela Rua de Fernandes Tomás, que dá acesso directo ao piso superior.
O Mercado do Bolhão é vocacionado sobretudo para produtos frescos, sobretudo alimentares. Os vendedores estão divididos em diferentes secções especializadas, designadamente: zona de peixarias, talhos, hortícolas e florais.
________________________________________________________________________
- Câmara do Porto (http://www.cm-porto.pt/)
O actual edifício da Câmara Municipal do Porto, em Portugal, foi projectado pelo Arq. Correia da Silva e começou a ser construído em 1920. O edifício é constituído por seis pisos, uma cave e dois pátios interiores e uma torre central (com 70 metros de altura, possui um relógio de carrilhão, acessível por uma escalada interior de 180 degraus)
A fachada de granito é decorada com uma dúzia de esculturas, da autoria de José Sousa Caldas e Henrique Moreira representando as várias actividades ligadas desde sempre ao Porto, como a viticultura, a indústria ou a navegação.
________________________________________________________________________
- Torre dos Clérigos
Esta torre sineira que faz parte da igreja com o mesmo nome, fora construída entre 1754 e 1763, a partir de um projecto de Nicolau Nasoni. Foi mandada erigir por D. Jerónimo de Távora Noronha Leme e Sernache, a pedido da Irmandade dos Clérigos Pobres.
Está classificada pelo IPPAR como Monumento Nacional desde 1910.
________________________________________________________________________
- Livraria Lello e irmão (http://lelloprologolivreiro.com.sapo.pt/)
A Livraria Lello e Irmão, também conhecida como Livraria Chardron ou simplesmente Livraria Lello situa-se na cidade do Porto, tendo sido classificada como a terceira melhor livraria do mundo no guia de elevada reputação da editora australiana Lonely Planet, para o ano de 2011.
O edifício apresenta fachada em Arte Nova com laivos de estilo neogótico. No seu interior destacam-se a decoração em gesso pintado imitando madeira, a escada de acesso ao piso superior - uma das primeiras construções de cimento armado da cidade do Porto -, e o grande vitral existente no tecto, que ostenta o monograma e a divisa da livraria: "Decus in Labore".
________________________________________________________________________
- Palácio de Cristal
O Palácio de Cristal foi um edifício que existiu no antigo campo da Torre da Marca, na freguesia de Massarelos, na cidade do Porto, em Portugal. Inaugurado em 1865, o Palácio de Cristal original acabou por ser demolido em 1951 para dar lugar ao Pavilhão dos Desportos, hoje Pavilhão Rosa Mota - uma nave de betão armado, a que foi dado o nome de Pavilhão dos Desportos, segundo projecto do Arquitecto Carlos Loureiro e a pretexto do Campeonato Mundial de Hóquei em Patins. Devido à contestação popular à demolição, a designação Palácio de Cristal tem sobrevivido até aos nossos dias. O Palácio de Cristal ostenta jardins românticos projectados no século XIX pelo arquitecto Émile David, constituindo um palco priveligiado de vários eventos culturais, sociais, espectáculos e divertimentos públicos de vária ordem e mesmo aparatosas exposições (ver: http://jardinsdopalacio.blogspot.com/).
________________________________________________________________________
Sem comentários:
Enviar um comentário